top of page
tomipondmi1982

Rubik Cube Solver - The App that Helps You Solve the Rubik Cube Puzzle



Solucionador de cubos de Rubik: um guia para iniciantes




Você já se perguntou como resolver um cubo mágico, o quebra-cabeça colorido que fascinou milhões de pessoas em todo o mundo? Se assim for, você não está sozinho. O Cubo de Rubik é um dos quebra-cabeças mais populares e desafiadores de todos os tempos, com mais de 350 milhões de unidades vendidas em 2018. Ele também inspirou inúmeras obras de arte, filmes, competições e pesquisas científicas.


Resolver um cubo de Rubik pode ser muito gratificante e satisfatório, pois pode melhorar suas habilidades mentais, como memória, resolução de problemas e coordenação cérebro-mão-olho. Também pode aumentar sua confiança, criatividade e paciência. No entanto, resolver um cubo de Rubik também pode ser muito frustrante e assustador, pois requer muita prática, concentração e lógica. Estima-se que existam mais de 43 quintilhões de combinações possíveis em um cubo de Rubik, mas apenas uma solução correta.




rubik cube solver



Então, como você pode resolver um cubo de Rubik sem perder a cabeça? Neste artigo, mostraremos duas maneiras de fazer isso: uma usando o método do iniciante, que é uma técnica simples e fácil de aprender que envolve sete etapas; e outro usando os solucionadores online do Cubo de Rubik, que são sites ou aplicativos que podem calcular a solução para você em segundos. Ao final deste artigo, você terá uma melhor compreensão de como resolver um cubo de Rubik e aproveitará este incrível quebra-cabeça.


Como resolver um cubo de Rubik usando o método do iniciante




O método do iniciante é um dos métodos mais comuns e amplamente utilizados para resolver um cubo de Rubik. Foi desenvolvido por David Singmaster no início dos anos 80 e popularizado por Jessica Fridrich em seu site. O método do iniciante se baseia em dividir o cubo em camadas e resolver cada camada uma a uma usando uma série de movimentos chamados algoritmos. Um algoritmo é uma sequência de letras que representa as rotações de cada face do cubo: F (Frente), R (Direita), U (Cima), L (Esquerda), D (Baixo), B (Trás).Uma letra por si só significa uma rotação no sentido horário de 90 graus; uma letra seguida por um apóstrofo significa uma rotação no sentido anti-horário; e uma letra seguida de um número significa várias rotações.


O método do iniciante consiste em sete etapas:



  • Resolva a cruz branca



  • Resolva os cantos brancos



  • Resolva a camada do meio



  • Resolva a cruz amarela



  • Resolva as arestas amarelas



  • Resolva os cantos amarelos



Vamos examinar cada etapa com mais detalhes e ver alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver um cubo de Rubik usando o método do iniciante.


Passo 1: Resolva a cruz branca




O primeiro passo é resolver a cruz branca, ou seja, colocar as quatro arestas brancas na face superior do cubo, formando uma cruz. As bordas brancas são aquelas que possuem um adesivo branco e um adesivo colorido. Você também precisa ter certeza de que os adesivos coloridos combinam com as peças centrais das faces adjacentes. Por exemplo, se a borda branca e verde estiver na face superior, ela deve estar entre o centro branco e o centro verde.


Para resolver a cruz branca, você precisa procurar as arestas brancas na face inferior ou na camada intermediária do cubo. Se você encontrar um na face inferior, basta girá-lo para alinhá-lo com o centro correspondente e, em seguida, virá-lo para a face superior. Se você encontrar um na camada intermediária, poderá movê-lo primeiro para a face inferior e depois repetir a etapa anterior. Você pode precisar mover algumas das peças já resolvidas para fora do caminho temporariamente, mas certifique-se de colocá-las de volta no lugar mais tarde.


Aqui estão alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver a cruz branca:



Cenário


Algoritmo


A peça de borda branca está na face inferior e alinhada com seu centro correspondente.


F2


A peça de borda branca está na face inferior e não está alinhada com seu centro correspondente.


D (ou D') até que esteja alinhado, então F2


A borda branca está na camada do meio e voltada para você.


R' D' R D


A borda branca está na camada do meio e voltada para a direita.


U R U' R'


A borda branca está na face superior, mas não na posição correta.


U (ou U') até que esteja acima de seu centro correspondente, então F2


A borda branca está na face superior, mas virada de cabeça para baixo.


R' D' R D (ou U R U' R')


Depois de concluir esta etapa, você deve ter uma cruz branca na face superior do cubo, com cada peça de borda combinando com a peça central adjacente.


Passo 2: Resolva os cantos brancos




O segundo passo é resolver os cantos brancos, ou seja, colocar os quatro cantos brancos na face superior do cubo, completando a primeira camada. Os cantos brancos são os que têm um autocolante branco e dois autocolantes coloridos. Você também precisa ter certeza de que os adesivos coloridos combinam com as peças centrais das faces adjacentes. Por exemplo, se a peça de canto branca, verde e vermelha estiver na face superior, ela deve estar entre os centros branco, verde e vermelho.


Para resolver os cantos brancos, você precisa procurá-los na face inferior ou na camada intermediária do cubo. Se você encontrar um na face inferior, pode simplesmente girá-lo para alinhá-lo com seus centros correspondentes e, em seguida, inseri-lo na face superior usando um algoritmo simples. Se você encontrar um na camada intermediária, poderá movê-lo primeiro para a face inferior e depois repetir a etapa anterior. Você pode precisar mover algumas das peças já resolvidas para fora do caminho temporariamente, mas certifique-se de colocá-las de volta no lugar mais tarde.


Aqui estão alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver os cantos brancos:



Cenário


Algoritmo


A peça de canto branca está na face inferior e alinhada com seus centros correspondentes.


R' D' R D


A peça de canto branca está na face inferior e não está alinhada com seus centros correspondentes.


D (ou D') até que esteja alinhado, então R' D' R D


A peça de canto branca está na camada do meio e voltada para você.


R' D' R D (ou L D L' D')


A peça de canto branca está na camada do meio e voltada para a direita.


R' D2 R D2 (ou U R U' R')


A peça de canto branca está na face superior, mas não na posição correta.


R' D' R D (ou L D L' D') até que esteja na face inferior, então repita o passo 2


A peça de canto branca está na face superior, mas torcida no sentido horário.


R' D2 R D2 (ou U R U' R') até que esteja na face inferior, então repita o passo 2


A peça de canto branca está na face superior, mas torcida no sentido anti-horário.


R D R' D (ou U' R' U R) até que esteja na face inferior, então repita o passo 2


Depois de concluir esta etapa, você deve ter uma face totalmente branca em seu cubo, com cada peça de canto combinando com suas peças centrais adjacentes.


Passo 3: Resolva a camada do meio




O terceiro passo é resolver a camada do meio, o que significa colocar as quatro arestas que pertencem à camada do meio em suas posições corretas. As bordas que pertencem à camada intermediária são aquelas que possuem dois adesivos coloridos que não são brancos ou amarelos. Você também precisa ter certeza de que os adesivos coloridos combinam com as peças centrais das faces adjacentes. Por exemplo, se a borda verde e vermelha estiver na camada do meio, ela deve estar entre os centros verde e vermelho.


Para resolver a camada do meio, você precisa procurar as arestas que pertencem à camada do meio na face superior do cubo. Se você encontrar um, pode inseri-lo em sua posição correta usando um dos dois algoritmos, dependendo se ele precisa ir para a esquerda ou para a direita. Você pode precisar mover algumas das peças já resolvidas para fora do caminho temporariamente, mas certifique-se de colocá-las de volta no lugar mais tarde.


Aqui estão alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver a camada intermediária:



Cenário


Algoritmo


A aresta que pertence à camada do meio está na face superior e precisa ir para a esquerda.


U' L' U L U F U' F'


A aresta que pertence à camada do meio está na face superior e precisa ir para a direita.


U R U' R' U' F' U F


A aresta que pertence à camada do meio está na camada do meio, mas não na posição correta.


U R U' R' U' F' U F (ou U' L' U L U F U' F') até que esteja na face superior, então repita o passo 3


A borda que pertence à camada do meio está na camada do meio, mas virada de cabeça para baixo.


U R U' R' U' F' U F (ou U' L' U L U F U' F') duas vezes até que esteja na face superior, então repita o passo 3


Depois de concluir esta etapa, você deve ter duas camadas completas em seu cubo, com cada peça de borda combinando com suas peças centrais adjacentes.


Passo 4: Resolva a cruz amarela




O quarto passo é resolver a cruz amarela, ou seja, colocar as quatro arestas amarelas na face inferior do cubo, formando uma cruz. As bordas amarelas são aquelas que possuem um adesivo amarelo e um adesivo colorido. Você não precisa se preocupar em combinar os adesivos coloridos com as peças centrais das faces adjacentes neste ponto, pois fará isso na próxima etapa.


Para resolver a cruz amarela, você precisa olhar para a face inferior do cubo e ver quantas arestas amarelas já estão no lugar. Existem quatro cenários possíveis: nenhuma aresta amarela, uma aresta amarela, duas arestas amarelas adjacentes ou duas arestas amarelas opostas. Dependendo de qual cenário você tem, você precisa aplicar um dos dois algoritmos para formar uma cruz amarela. Pode ser necessário girar a face inferior ou executar o algoritmo mais de uma vez para conseguir isso.


Aqui estão alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver a cruz amarela:



Cenário


Algoritmo


Sem arestas amarelas ou uma aresta amarela na face inferior.


F R U R' U' F'


Duas arestas amarelas adjacentes na face inferior.


F R U R' U' F'


Duas arestas amarelas opostas na face inferior.


F R U R' U' F' U F R U R' U' F'


Depois de concluir esta etapa, você deve ter uma cruz amarela na face inferior do cubo, mas não necessariamente com cada peça de borda combinando com a peça central adjacente.


Passo 5: Resolva as arestas amarelas




O quinto passo é resolver as arestas amarelas, o que significa girar as quatro arestas amarelas na face inferior do cubo para que correspondam às suas peças centrais adjacentes.Por exemplo, se a aresta amarela e verde estiver na face inferior, ela deve estar entre o centro amarelo e o centro verde.


Para resolver as arestas amarelas, você precisa olhar para a face inferior do cubo e ver quantas arestas amarelas já estão em suas posições corretas. Existem três cenários possíveis: nenhum, um ou todos. Dependendo de qual cenário você tem, você precisa aplicar um dos dois algoritmos para permutar as peças de borda amarelas. Pode ser necessário girar a face inferior ou executar o algoritmo mais de uma vez para conseguir isso.


Aqui estão alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver as arestas amarelas:



Cenário


Algoritmo


Nenhuma ou uma borda amarela em sua posição correta na face inferior.


R U R' U R U2 R' U


Todas as bordas amarelas em suas posições corretas na face inferior.


Nenhum algoritmo necessário


Depois de concluir esta etapa, você deve ter uma face amarela completa em seu cubo, com cada peça de borda combinando com sua peça central adjacente.


Passo 6: Resolva os cantos amarelos




O sexto passo é resolver os cantos amarelos, o que significa colocar os quatro cantos amarelos na face inferior do cubo em suas posições corretas. Os cantos amarelos são os que têm um autocolante amarelo e dois autocolantes coloridos. Você não precisa se preocupar em orientar as peças de canto amarelas neste ponto, pois fará isso na próxima etapa.


Para resolver os cantos amarelos, você precisa olhar para a face inferior do cubo e ver quantos cantos amarelos já estão em suas posições corretas. Existem quatro cenários possíveis: nenhum, um, dois ou quatro. Dependendo de qual cenário você tem, você precisa aplicar um dos dois algoritmos para permutar as peças de canto amarelas. Pode ser necessário girar a face inferior ou executar o algoritmo mais de uma vez para conseguir isso.


Aqui estão alguns exemplos de algoritmos que você pode usar para resolver os cantos amarelos:



Cenário


Algoritmo


Nenhum ou um canto amarelo em sua posição correta na face inferior.


R' F R' B2 R F' R' B2 R2


Duas peças de canto amarelas adjacentes em suas posições corretas na face inferior.


R' F R' B2 R F' R' B2 R2


Duas peças de canto amarelas opostas em suas posições corretas na face inferior.


R' F R' B2 R F' R' B2 R2 U2 (ou U')


Todas as peças de canto amarelas em suas posições corretas na face inferior.


Nenhum algoritmo necessário


Depois de concluir esta etapa, você deve ter todas as quatro peças de canto amarelas na face inferior do cubo, mas não necessariamente orientadas corretamente.


Passo 7: Oriente os cantos amarelos




A sétima e última etapa é orientar os cantos amarelos, o que significa girar os quatro cantos amarelos na face inferior do cubo para que fiquem com os adesivos amarelos voltados para cima. Isso completará o cubo de Rubik e fará com que pareça uma cor sólida em cada face.


Para orientar os cantos amarelos, você precisa olhar para a face inferior do cubo e ver quantos cantos amarelos já estão orientados corretamente. Existem três cenários possíveis: nenhum, um ou quatro. Dependendo de qual cenário você tem, você precisa aplicar um algoritmo para orientar os cantos amarelos. Pode ser necessário girar a face inferior ou executar o algoritmo mais de uma vez para conseguir isso.


Aqui está um exemplo de um algoritmo que você pode usar para orientar os cantos amarelos:



Cenário


Algoritmo


Nenhuma, uma ou quatro peças de canto amarelas orientadas corretamente na face inferior.


R U R' U R U2 R'


Depois de concluir esta etapa, você deve ter um cubo de Rubik resolvido com seis cores sólidas em cada face. Parabéns!


Como usar os solucionadores online do Cubo de Rubik




Se achar que resolver um cubo de Rubik usando o método do iniciante é muito difícil ou demorado, você também pode usar os solucionadores de cubo de Rubik on-line para ajudá-lo. Os solucionadores de cubos de Rubik online são sites ou aplicativos que podem calcular a solução para qualquer cubo de Rubik embaralhado em algumas etapas.Eles geralmente exigem que você insira as cores do seu cubo usando uma interface virtual ou uma câmera e, em seguida, geram um conjunto de instruções para você seguir. Alguns deles também fornecem animações, cronômetros e estatísticas para ajudá-lo a visualizar e melhorar seu desempenho.


Existem muitos solucionadores online do Cubo de Rubik disponíveis na Internet, mas aqui estão alguns exemplos dos mais populares e confiáveis:



  • : Este site permite que você resolva um cubo de Rubik 3x3x3 padrão usando um simulador 3D. Você também pode escolher diferentes tamanhos e formas de cubos, como 2x2, 4x4, Pyraminx e muito mais. Você pode usar o seletor de cores, o teclado ou o mouse para inserir as cores do seu cubo e, em seguida, clicar no botão Resolver para obter a solução. O site usa o algoritmo Kociemba para encontrar a solução ideal em 20 etapas ou menos. Você também pode ajustar a velocidade e a qualidade da animação e ver as estatísticas de seus movimentos e tempo.



  • : este site oferece um pacote abrangente de recursos para os entusiastas do Cubo de Rubik. Você pode usar o simulador para jogar com o cubo online ou usar o solucionador para obter a solução em 20 etapas ou menos. Você também pode aprender a resolver o cubo usando o método do iniciante com um tutorial detalhado e exemplos. Além disso, você pode usar o cronômetro para medir sua velocidade e precisão e comparar seus resultados com outros usuários.



  • : Este site afirma ser o melhor solucionador online do Cubo de Rubik, usado por milhões em todo o mundo. Você pode inserir as cores do seu cubo usando uma interface simples ou usar sua câmera para digitalizar seu cubo automaticamente. Em seguida, você pode clicar no botão Resolver para obter a solução em alguns segundos. O site usa um algoritmo proprietário que garante encontrar a solução mais curta possível. Você também pode ver as etapas em um modelo 3D animado ou imprimi-las como um arquivo PDF.



Usar os solucionadores online do Cubo de Rubik pode ser muito conveniente e útil, especialmente se você estiver travado ou quiser verificar sua solução. No entanto, eles também têm algumas desvantagens, como:



  • Eles podem tirar a diversão e o desafio de resolver o cubo sozinho.



  • Eles podem torná-lo dependente deles e impedi-lo de aprender e melhorar suas próprias habilidades.



  • Às vezes, eles podem ser imprecisos ou não confiáveis, dependendo da qualidade do algoritmo e da interface.



Portanto, recomendamos que você use os solucionadores online do Cubo de Rubik com moderação e sabedoria, e apenas como último recurso ou ferramenta de aprendizado. A melhor forma de aproveitar e dominar o Cubo de Rubik é praticá-lo regularmente e experimentar diferentes métodos e técnicas.


Conclusão




Neste artigo, mostramos duas maneiras de resolver um cubo de Rubik: uma usando o método do iniciante, que é uma técnica simples e fácil de aprender que envolve sete etapas; e outro usando os solucionadores online do Cubo de Rubik, que são sites ou aplicativos que podem calcular a solução para você em segundos. Também explicamos como usar a formatação HTML para tornar seu artigo mais atraente e legível.


Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como resolver um cubo de Rubik e aproveitar este incrível quebra-cabeça. Resolver um cubo de Rubik pode ser muito gratificante e satisfatório, pois pode melhorar suas habilidades mentais, como memória, resolução de problemas e coordenação cérebro-mão-olho. Também pode aumentar sua confiança, criatividade e paciência.


Se você quiser aprender mais sobre como resolver um cubo de Rubik, aqui estão algumas dicas e recursos que você pode usar:



  • Assista a vídeos e tutoriais online que demonstram como resolver um cubo de Rubik usando diferentes métodos e truques.



  • Leia artigos e livros on-line que explicam a história, a ciência e a arte de resolver um cubo de Rubik.



  • Participe de fóruns e comunidades on-line que discutem e compartilham dicas e experiências sobre como resolver um cubo de Rubik.



  • Participe de competições e eventos online ou offline que desafiam e recompensam a resolução de um cubo mágico.



Convidamos você a compartilhar seus comentários e perguntas sobre este artigo na seção de comentários abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre como resolver a. Cubo de Rubik:



  • Quantas jogadas são necessárias para resolver um cubo de Rubik?



A resposta a esta pergunta depende do método e do algoritmo que você usa para resolver o cubo. No entanto, foi provado matematicamente que qualquer cubo de Rubik embaralhado pode ser resolvido em 20 movimentos ou menos, independentemente da configuração inicial. Isso é conhecido como número de Deus e foi descoberto em 2010 por uma equipe de pesquisadores usando um supercomputador. O número médio de movimentos necessários para resolver um cubo de Rubik usando o método do iniciante é de cerca de 85, enquanto o número médio de movimentos necessários para resolver um cubo de Rubik usando os métodos avançados é de cerca de 50.


  • Quantas combinações possíveis existem em um cubo de Rubik?



A resposta a esta pergunta é um número muito grande: 43.252.003.274.489.856.000. Este é o número de maneiras diferentes pelas quais você pode organizar os 54 adesivos no cubo ou o número de estados diferentes que o cubo pode ter. Para colocar esse número em perspectiva, se você tivesse um cubo de Rubik para cada combinação possível e os empilhasse um sobre o outro, eles atingiriam cerca de 261 anos-luz de altura. Ou, se você tivesse um cubo de Rubik para cada combinação possível e os colocasse no chão, eles cobririam a superfície da Terra cerca de 275 vezes.


  • Quem inventou o cubo de Rubik e quando?



O Cubo de Rubik foi inventado por Ernő Rubik, um arquiteto húngaro e professor de design, em 1974. Ele originalmente criou o cubo como uma ferramenta de ensino para ajudar seus alunos a entender a geometria tridimensional e as relações espaciais. Ele não percebeu que havia criado um quebra-cabeça até que o embaralhou e tentou restaurá-lo.Ele solicitou uma patente para sua invenção em 1975 e a chamou de Cubo Mágico. Em 1980, o cubo foi licenciado para a Ideal Toy Corp. e renomeado como Cubo de Rubik. Tornou-se uma sensação internacional e um ícone cultural da década de 1980.


  • Qual é o recorde mundial para resolver um cubo de Rubik?



A resposta a esta pergunta depende da categoria e do formato da competição. Existem muitas categorias oficiais para resolver um cubo de Rubik, como velocidade, venda, com uma mão, menos movimentos e muito mais. Também existem formatos diferentes para competir, como resolução única, média de cinco soluções ou média de três soluções. De acordo com a World Cube Association, que é o órgão que governa as competições de cubos de Rubik, o atual recorde mundial para resolver um cubo padrão de 3x3x3 de Rubik em uma única resolução é de 3,47 segundos, definida por Yusheng Du da China em 2018.


  • Como posso melhorar minha velocidade e precisão na resolução de um cubo de Rubik?



A resposta a esta pergunta depende do seu nível de habilidade e experiência na resolução de um cubo mágico. No entanto, algumas dicas gerais que podem ajudá-lo a melhorar sua velocidade e precisão são:


  • Pratique regularmente e consistentemente. Quanto mais você praticar, mais familiarizado ficará com o cubo e seus movimentos.



  • Aprenda diferentes métodos e algoritmos. Quanto mais métodos e algoritmos você conhecer, mais opções você terá para resolver o cubo de forma mais rápida e fácil.



  • Use um cubo de boa qualidade. A qualidade do seu cubo pode afetar significativamente o seu desempenho. Um cubo de boa qualidade deve ser suave, estável e ajustável de acordo com sua preferência.



  • Use um timer e um scrambler. Um cronômetro pode ajudá-lo a medir seu progresso e definir suas metas. Um misturador pode ajudá-lo a gerar estados aleatórios para o seu cubo e evitar a repetição de padrões.



  • Assista e aprenda com outros cubers.Você pode assistir a vídeos e tutoriais online que demonstram como outros cubistas resolvem o cubo usando diferentes métodos e truques. Você também pode participar de comunidades online ou offline que discutem e compartilham dicas e experiências sobre como resolver o cubo.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Download.com Minecraft

Download.com Minecraft: um guia para baixar e jogar um dos jogos mais populares de todos os tempos Se você está procurando um jogo...

Comments


bottom of page